Amigos,
O mundo lá fora já está em modo Natal. As lojas estão cheias, as músicas tocam sem parar, e a correria de fim de ano começa a nos engolir. É um tempo de festa, mas, para muitos, também de ansiedade e cansaço.
Mas a sabedoria da Igreja, em seu calendário, nos faz um convite diferente. Antes da celebração, ela nos convida à espera. Antes da festa, à preparação. Bem-vindos ao tempo do Advento.
A palavra “Advento” vem do latim e significa “chegada”. E, neste período de quatro semanas que se inicia, nós, cristãos, vivemos uma dupla e profunda expectativa.
Primeiro, olhamos para trás com imensa gratidão. Lembramos da primeira chegada de Cristo, aquele bebê vulnerável em uma manjedoura em Belém, que cumpriu as promessas mais antigas de Deus e trouxe a salvação ao mundo.
Ao mesmo tempo, olhamos para frente com esperança ardente. Aguardamos a Sua segunda chegada, quando Ele voltará em glória para julgar o mundo, enxugar toda lágrima e fazer novas todas as coisas.
O Advento, portanto, é um tempo de memória e de esperança. Mas, mais do que marcar semanas em um calendário, ele é um tempo para a nossa alma.
É um tempo de Esperança. Em um mundo que muitas vezes parece escuro e incerto, o Advento acende em nós a vela da esperança. Ele nos lembra que não estamos sozinhos e que a Luz do Mundo veio e virá ao nosso encontro. A cada domingo, ao acendermos uma nova vela na coroa de Advento, simbolizamos essa luz que cresce e dissipa as trevas.
É um tempo de Preparação. Como João Batista no deserto, somos chamados a “preparar o caminho do Senhor” em nossos próprios corações. O Advento, com sua cor roxa que nos convida à reflexão e ao arrependimento, é uma oportunidade para diminuir o ritmo, silenciar o barulho de fora e abrir espaço para que Cristo possa nascer de novo em nós.
É um tempo de Alegria na Espera. Não é uma espera ansiosa ou vazia, mas uma expectativa alegre. Celebramos com alegria o que Deus já fez em Belém, e essa gratidão nos dá a confiança para esperar com alegria o que Ele ainda fará em Sua volta.
O Advento é o antídoto da Igreja para a ansiedade do mundo. É um chamado para trocarmos a correria pela contemplação, a pressa pela paciência e a ansiedade pela esperança.
Que possamos, neste tempo, preparar nossos corações com expectativa e alegria, buscando a presença de Cristo em nosso dia a dia e mantendo viva a bendita esperança de que Ele voltará.
Que o Advento traga luz e paz ao nosso caminhar. Amém!
Com carinho,
Marlon Anezi
E para começarmos este tempo juntos, com o coração focado no que realmente importa, quero te fazer um convite para a nossa live sobre o Advento.
Assista logo abaixo:
Comentários
Postar um comentário