Amigos,
Dias atrás, durante uma refeição, eu me peguei desanimado com a comida. Apesar de ser um prato saboroso, ele parecia meio insosso, sem vida. Peguei o saleiro, adicionei uma pitada de sal, e a mágica aconteceu: o sabor voltou, vibrante, e com ele a vontade de apreciar e degustar aquele alimento.
E aquele pequeno gesto me fez pensar de uma forma nova em uma das frases mais famosas de Jesus: “Vós sois o sal da terra”.
Eu sempre ouvi que ser “sal” é “dar sabor” ao mundo, no sentido de levar a moral e a alegria cristã por onde passamos. E isso é verdade. Mas, naquela refeição, eu percebi algo mais. O sal não apenas dá sabor; ele desperta o sabor que já está ali, mas que se perdeu. Ele nos atrai de volta ao alimento, nos faz querer apreciá-lo.
E se a nossa missão como “sal da terra” for também a de despertar nas pessoas o desejo de amar, cuidar e viver em harmonia com a própria Terra, nosso lar?
Infelizmente, a Terra tem andado insossa, e a vida nela, amarga.
Aqui no Rio Grande do Sul, nós sentimos isso de forma trágica e dolorosa. As enchentes devastadoras que assolaram nosso estado em maio não foram um simples acidente da natureza. Foram um sintoma febril da nossa falta de harmonia com o planeta, as consequências seríssimas de um desequilíbrio ambiental que nós, como humanidade, temos causado.
Diante disso, o chamado para sermos “sal da terra” e “luz do mundo” ganha uma dimensão urgente. Ser sal, hoje, é também, através de nossas próprias vidas e de nossas escolhas, mostrar um caminho de reconciliação. Não apenas uma reconciliação com Deus e com o próximo, mas também com a criação que Ele nos confiou.
Nossos atos são a mensagem mais eficaz. A forma como consumimos, como descartamos, como cuidamos do nosso bairro e da nossa cidade é um sermão silencioso sobre a nossa teologia.
Deus nos deu esta Terra para que a cuidássemos com responsabilidade e amor. Nossa missão, como sal, é ajudar a restaurar o “sabor” de uma criação que geme, convidando outros a viverem em uma harmonia que honre ao Criador.
Isso me leva a uma reflexão para todos nós: você tem procurado viver em harmonia com a terra em que habitamos? De que forma suas decisões, grandes ou pequenas, têm impactado o nosso planeta?
Com carinho,
Marlon Anezi
E para aprofundarmos essa conversa tão atual e necessária, quero te fazer um convite para a nossa live sobre o assunto.
Assista logo abaixo:
Comentários
Postar um comentário