Esses dias durante uma refeição, percebi que estava sentindo a comida, apesar de saborosa, meio insossa. Então, tomei um pouco de sal e acrescentei à comida, o que me fez sentir novamente o sabor e renovar a vontade de degustar aquele prato. Quando a comida está sem graça, é natural querermos ignorá-la, não nos sentimos atraídos por ela. Quem nunca remou durante uma refeição? O sal pode facilmente nos devolver o sabor e a vontade de saborear o alimento que antes parecia sem gosto.
Jesus afirmou aos seus seguidores que eles são o sal da terra. Diante dessa experiência, me pergunto: que significado o ensino de Jesus pode trazer a cada um que o segue e é considerado por Ele como o sal da terra? Sempre ouvi as interpretações desse texto, compreendendo os cristãos como aqueles que dão sabor à terra. Porém, podemos refletir um pouco além e perceber o sal como aquele que nos atrai de volta ao alimento e nos leva a degustá-lo. Quando a comida está insossa, a vontade de comê-la diminui consideravelmente. Então, se somos o sal da terra, de alguma forma estamos conduzindo as pessoas a desfrutarem da vida na terra, atraindo-as a buscar harmonia com o mundo e o planeta em que vivem. Nossa responsabilidade ambiental, social e humana está diretamente conectada ao ensino de Jesus, ao dizer que somos o sal da terra e a luz do mundo (Mt 5.13-16). De que forma somos chamados a restabelecer a harmonia do ser humano com seu planeta? Através de nossas próprias vidas. Nossos atos são a mensagem mais eficaz em nossa tentativa de conscientizar as pessoas a respeito da importância do cuidado ambiental.
No município de Canoas e em diversas outras cidades do Rio Grande do Sul, passamos recentemente por um momento complicado e de muitas perdas, devido às enchentes que assolaram o Estado no mês de maio. É inegável que a falta de harmonia do ser humano com o planeta tem causado desequilíbrio ambiental e consequências seríssimas para as vidas que sofrem com desastres naturais. Para que o futuro seja diferente e melhor, é preciso que haja conscientização. Estamos nesta terra com uma missão muito importante: conduzir os outros seres vivos a viverem em harmonia com a terra, dada por Deus para que a cuidássemos com responsabilidade e amor.
Você tem procurado viver em harmonia com a terra em que habitamos? De que forma suas decisões, grandes ou pequenas, têm impactado o nosso planeta? Reflita sobre isso e tenha um abençoado dia!
Por Marlon Anezi
Comentários
Postar um comentário