Só falava com eles usando parábolas, mas explicava tudo em particular aos discípulos. Mc 4.34
Para muitos, a Bíblia é um livro de teologia, mas a Bíblia não nos fala apenas sobre teologia; ela também nos ensina muito sobre comunicação e pedagogia. Jesus comunicava-se por parábolas porque o povo o entendia melhor assim (Mc 4.33). O storytelling ainda nem tinha esse nome e Jesus já o utilizava com maestria. A arte de contar histórias era um grande recurso utilizado por Cristo para a pregação do evangelho. Nós nos envolvemos e nos interessamos pelo desenrolar de uma boa história. E costumamos nos questionar: o que temos para aprender com esta história?
Ao mesmo tempo que atingia o povo através de uma comunicação apropriada para eles, Jesus explicava aos discípulos detalhes que não ficavam evidentes para o grande público. Hoje em dia, falamos em palestra e consultoria. Na palestra, os conteúdos são para o amplo público; na consultoria, são conteúdos e auxílios específicos para quem contratou o consultor. Embora em seu tempo, ainda não existisse o termo palestra, tão pouco consultoria, Jesus já compreendia esses dois termos e suas diferenças há muito tempo.
Em nosso contexto atual, enquanto aqueles que portam o evangelho e precisam comunicá-lo, aprendemos com Cristo que não se pode falar tudo para todos os públicos. Há momentos e públicos apropriados para todos os tipos e níveis de informação que temos para comunicar. É preciso cautela, cuidado e intencionalidade em relação ao que estamos comunicando para não sobrecarregarmos aqueles de conhecimento mais simples e não sermos rasos em relação aos que desejam mais profundidade no conteúdo.
Por Marlon Anezi
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