Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. 2Co 3.2
Quando pensamos na Palavra de Deus, facilmente a conectamos ao sinônimo de orientação, e nos fundamentamos na ideia de que esta Palavra se encontra somente na Bíblia.
A Palavra de Deus se apresenta de muitas formas diferentes: como a pessoa de Cristo, por exemplo. Cristo é a própria palavra de Deus, o logos, por isso dizemos que Ele é a chave hermenêutica das Escrituras.
Por Cristo, eu me torno a palavra viva de Deus nesta terra. A verdade é que somos sim “palavras de Deus ambulantes”, com pernas, andando por este mundo, interagindo com ele a todo momento e dando testemunho através de nossas vidas, a um mundo que necessita de direção.
Há inclusive uma frase muito compartilhada nas redes sociais que diz
assim:
“Muitas pessoas não vão ler a Bíblia, muitas delas irão ler a sua vida.”
É uma grande responsabilidade sermos palavras de Deus atuantes neste mundo, mostrando a mensagem de Deus ao mundo através da nossa vida.
Assim como a Palavra de Deus é graça, podemos também representar esta graça na vida de muitas pessoas no modo como agimos para com elas. Do mesmo modo que a Palavra de Deus é orientação, exortação e consolo, podemos também ser essa orientação quando aconselhamos e consolamos uns aos outros.
O teólogo William Barclay comenta sobre esta tensão que reside no fato de sermos cartas de Deus ao mundo.
“Encontramos nisto uma verdade que é ao mesmo tempo uma inspiração e uma terrível advertência — todo homem é uma carta aberta para Jesus Cristo. Cada cristão goste ou não, é uma propaganda para Cristo e o cristianismo.”[1]
Com essa responsabilidade em mãos, devemos ter cuidado com as orientações que damos aos outros, porque representamos a Palavra de Deus para as pessoas com as quais convivemos.
Que o poder de Cristo nos conceda o privilégio de sermos cartas que verdadeiramente representem a mensagem de Deus aos corações das pessoas, procurando refletirmos a Ele e não a nós mesmos em nossa vida diária.
Cada cristão é uma carta escrita e enviada por Cristo ao mundo.
Nota:
[1] Barclay,
William. 2 Coríntios, pg,34.
Por Marlon Anezi
Comentários
Postar um comentário