É para esse coração aflito que o apóstolo Pedro escreve, oferecendo uma perspectiva que vira o jogo. Ele nos diz:
“Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína...” (1 Pedro 1.6-7)
Pedro nos dá uma imagem poderosa: a nossa fé é como o ouro. E as provações? São o fogo.
O propósito do fogo, no processo de refino, não é destruir o ouro, mas purificá-lo. É queimar as impurezas, as escórias, tudo aquilo que não é precioso, para que o ouro puro possa brilhar com mais intensidade e valor.
É uma verdade dura de engolir, eu sei. Ninguém escolhe passar pelo fogo. Mas Pedro nos garante que a fé que sai desse processo é “muito mais valiosa do que o ouro”. Deus está fazendo algo eterno e precioso em nós, justamente através das dificuldades que acontecem ao nosso redor.
Isso nos leva a uma verdade profundamente consoladora, como nos lembra o teólogo Ênio Mueller:
“Saber que Deus está por trás de tudo, sem dúvida, nos permite encarar tudo sob uma luz diferente. O renascido, o cristão, não está à mercê do destino, mas está resguardado no poder e na vontade de Deus.”
Nossas vidas não são uma sucessão de acidentes. Não estamos à mercê de um destino cego ou do acaso. O cristão descansa na certeza de que, por trás de tudo, mesmo da dor que não compreendemos, está a mão soberana e boa de um Pai.
Podemos, então, pensar nesta vida como a nossa escola. Estamos aqui para aprender, para sermos moldados, para ter nossa fé purificada como o ouro.
E, em breve, a aula vai acabar. O Pai virá nos buscar para nos levar para o nosso verdadeiro lar. E lá, o fogo das provações dará lugar à glória, e a fé, já purificada, finalmente se transformará em visão.
Com carinho,
Marlon Anezi
Se esta reflexão te trouxe um pouco de consolo, salve-a para os dias difíceis. E me conte nos comentários: como a imagem da fé sendo purificada como o ouro te ajuda a olhar para as suas lutas de uma forma diferente?
Comentários
Postar um comentário